-
Arquitetura: TreStykker 2012
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa-Barco estimula o uso de um espaço público vazio de outro modo, no centro da orla marítima moderna de Oslo, a casa foi projetada e construída por 30 alunos das escolas de arquitetura de Oslo, Bergen e Trondheim, como parte do workshop independente estudantil: TreStykker.
Transcendendo a funcionalidade pura, o projeto capta a tradição cultural da rica história da Noruega náutica e a combina com o contexto do mar. A forma despretensiosa enfatiza o valor icônico da obra, o que contrasta fortemente com os novos desenvolvimentos no entorno. O projeto fortalece seus fundamentos, como se fosse o último pedaço de terra intocada no processo de zoneamento.
A maior parte dos materiais são de madeira e policarbonato. Em colaboração com designers de iluminação do AF iluminação, a casa-barco gera curiosidade através da permeabilidade de suas variadas ripas de madeira na fachada para o que está acontecendo em seu interior. A resistência estrutural do edifício é dada por uma estrutura de três camadas de contra-placado desenvolvidas e produzidas pelos alunos - eventualmente com a ajuda de engenheiros da escola e da autoridade nacional de madeira.
Um dos objetivos principais do seminário foi o de dar aos alunos conhecimento prático do processo de arquitetura, a partir da ideia criativa, para a realização e construção do projeto. A fase de construção do projeto teve lugar entre os dias 23 de julho a 05 de agosto de 2012.
A série de workshops TreStykker visa promover ao estudante de arquitetura, um recurso consciente e ativo, capaz de criar Arquitetura viva e estimulante no contexto público. Projetos anteriores incluem a sala de exposições RAKE em Trondheim e em 2011 os alunos foram reunidos em Bergen para construir um playground para as crianças.
A Casa-Barco é dita como um pequeno palco para um concerto intimista e sua atividade está prevista para começar no primeiro semestre de 2013.